domingo, 28 de março de 2010

Miss Pernambuco 2010

"Miss é uma palavra que designa "senhorita" em inglês, ou seja, é um pronome de tratamento na Língua Inglesa.
Entretanto, também designa um título de beleza obtido em concursos como o Miss Brasil. Este é um dos principais concursos de beleza do Brasil, assim como há muitos outros em níveis estaduais e municipais. Embora tais eventos não sejam tão glamourosos como no passado, ainda expressam a beleza da mulher e potencializam o turismo do Município ou Estado que ela representa.
Mas se engana quem pensa que uma miss deve apenas ser bonita: deve também possuir postura, inteligência, cultura, opinião e sobretudo saber se portar em solenidades, pois ela é uma embaixatrizdaqueles que a elegeram***. A candidata mais agradável e simpática durante todo o período do concurso é eleita pelas outras concorrentes "Miss Simpatia" e recebe um buquê de flores no mesmo dia da escolha da miss vencedora."  (Fonte: Wikipédia)


 Eu realmente não sou a favor de tais concursos, apesar de minha prima já ter sido eleita através de um desses. É algo que realmente desvaloriza a mulher na sociedade, que regride toda a luta feminista diante da população machista, é nada mais nada menos que um culto ao corpo. Bem isso todos vocês já sabem, não preciso repetir.
Antigamente (década de 50) os concursos de misses tinham algum sentido, já que as mulheres eram mais submissas e dependiam das instituições financeiras, chamadas casamento. Não estou dizendo que hoje não vemos isso em nosso cotidiano, mas vocês hão de concordar que não é tão comum!
De fato existem mulheres que não dotam das qualidades extra-beleza e mesmo assim ganham a coroa de Miss. O que eu não entendo é como um concurso tão antiquado e limitado não ganhou novos métodos de avaliaçãso, que podessem ser encaixados na sociedade atual. Se você observar até as perguntas todos anos são as mesmas.
Costumo não assistir a esse tipo de programação televisa, confesso que a única vez em que tive vontade de ver foi em 2008, quando minha prima ganhou o Miss Pernambuco. Fiquei muito feliz por ela, mas relutante pois não acredito que tais concursos ajudem na evolução social. Hoje por um azar meu, eu estava na sala da minha casa conversando com meus familiares e eles assistindo ao Miss Pernambuco 2010 quando a Miss Olinda respondeu a pergunta que lhe fizeram, não me recordo se o diálogo foi exatamente com essas palavras.


Repórter: Que pessoa ('celebridade' falecida), pra você, faz falta nos dias atuais?
Miss Olinda: Sinto muita falta de Joaquim Nabuco, por que ele 'escravisou' ou escravos, obrigada.





Nesse momento eu não sabia se ria ou se chorava, o grande abolicionista pernambucano, Joaquim Nabuco se contorceu no túmulo! Como é que uma pessoa que tem chance de representar seu estado e seu país não sabe nem a História do local onde nasceu e vive? Fica a critério de vocês analisarem se é esse tipo de representação que vocês querem perante o mundo. E podem respirar aliviados, quem ganhou foi a Miss Bezerros.


no more.

3 comentários:

  1. muito inteligente ela! eu bato palmas aqui! :P
    e sem falar que hoje em dia os concursos são todos na base de cirurgia plástica.

    ResponderExcluir
  2. Sempre achei isso muito chato também mas sei lá, tem gente que acha esse tipo de coisa o máximo de uma vida. Uma pena pra mim, o máximo pra eles. Sigamos...

    ResponderExcluir
  3. ai ai é casa uma viu, oiasoasioasioaioiaias.
    e quando a gnt pensa que ja escutou de tudo, vem uma dessa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...